Esporte, Lazer e Cia
Profº Denilson

Regras e penalidades do Voleibol

          Já vimos que em todos os esportes existem regras. Elas determinam o que é permitido e o que não é permitido em cada esporte. É importante conhecê-las para poder jogar corretamente.

            No voleibol, quando uma equipe comete alguma infração a equipe adversária ganha um ponto. O voleibol é jogado em sets. Cada set possui 25 pontos, no entanto o set só se completa se houver uma diferença mínima de 2 pontos. Por exemplo, 25 a 23.

            Caso haja empate no vigésimo quarto ponto, o set se prorrogará até que uma equipe consiga alcançar a diferença exigida de 2 pontos.

            Você já sabe que a partida de voleibol se inicia com um saque. Cada vez que uma equipe comete alguma infração, a equipe adversária ganha direito ao saque, que deverá ser executado somente após a autorização do árbitro.

            Violações no saque são cometidas quando a bola: passa por debaixo da rede, sai da quadra ou quando toca um jogador da equipe que saca. No saque não é permitido pisar na quadra com a bola na mão.

   Depois de efetuado o saque, os jogadores podem ocupar qualquer posição na quadra. Os jogadores da defesa podem entrar na zona de ataque para participar de uma jogada, mas não podem tocar numa bola que está acima da rede a fim de enviá-la para o campo adversário. 

            Toda vez que uma equipe conquista o direito ao saque deve efetuar o rodízio. Os jogadores mudam de posição sempre no sentido horário, permitindo que todos os jogadores joguem em cada uma das seis áreas da quadra, participando do ataque e da defesa. Todos também participam do saque.

            A ordem de rotação deve ser mantida até o fim do set. O erro no rodízio é uma infração como todas as outras, tendo como punição um ponto para a equipe adversária além do direito ao saque.

            No voleibol, um jogador pode tocar a bola duas vezes, alternadamente. Se tocar a bola seguidamente com qualquer parte do corpo, estará cometendo duplo toque. Quando, durante um toque, o jogador retém a bola momentaneamente, ocorre condução da bola. O duplo toque e a condução da bola são violações.

            Quando dois jogadores adversários tocam  a bola, simultaneamente, considera-se que a bola tocou por último o jogador do lado contrário ao daquele em que a bola caiu. Assim, a equipe em cujo lado a bola caiu tem direito aos três toques. O toque no bloqueio não é considerado como toque, tendo assim a equipe que teve a bola amortecida pelo bloqueio, direito a três toques.